AS CORES IDEAIS PARA USAR EM CADA DIVISÃO DA CASA

Já falamos anteriormente acerca da influência das cores em sua casa. Mas sabe qual a cor mais indicada para cada divisão? Nós damos-lhe uma ajudinha!


A cor é um importante elemento decorativo. Mas cada espaço da casa tem uma função distinta, logo cada sala deve ser personalizada com uma cor diferente.

Por isso vamos-lhe dar algumas dicas sobre quais as core mais indicadas para cada parte do seu lar!

As cores indicadas para cada divisão da casa

Sala de estar

Tratando-se este de um espaço de convívio, é importante, acima de tudo que este espaço reflita a personalidade do proprietário. Evite investir em demasia nos tons escuros, a não ser que a sua sala tenha uma iluminação favorável.


Mas o conselho dado por vários especialistas é o de começar por colorir a sala com cores neutras e básicas (ex: tons pastel, branco ou cinza) como base. Depois complete a decoração com cores mais vibrantes nos objetos, conforme o seu gosto pessoal.

Cozinha

A cozinha também se trata de um ambiente marcado por confraternizações, pelo que tanto pode usar as cores para estimular o convívio e as boas energias ou ajudar a acentuar o apetite dos seus convidados.


Pode estimular determinadas energias (nomeadamente a fome) aplicando tons fortes de laranja, vermelho ou amarelo, mas cuidado com os exageros. Use como base nesta combinação o branco.

Quarto de casal

Mais uma vez o fator da iluminação entra em causa aqui: pode adotar tons mais escuros se o quarto for bem iluminado, caso contrário aplique os mais leves. Aplique tons de azul ou cor de pêssego nas suas paredes caso queira que o seu quarto seja relaxante e induza ao sono.


Se aplicar amarelos, vermelhos ou laranjas num quarto de casal use-os apenas em pequenos pormenores de modo a não provocar demasiados estímulos num espaço que deve ser associado a descanso.

Quarto de criança

Além do tradicional azul para os rapazes e rosa para as raparigas, as cores neutras também serão uma excelente base para aplicar no quarto de uma criança.


Dependendo da idade da criança e das características do quarto pode sempre combinar com objetos de cores mais intensas. Mas para os móveis não sobrecarregarem o quarto as madeiras claras e a cor branca são as escolhas indicadas.

Casa de Banho

Longe vão os tempos em que o branco era a cor dominante neste espaço. A principal ideia que a casa de banho deve passar é a de limpeza. Aí o branco e os tons creme são os ideais para esse efeito.


As paredes a azul, rosa e verde suaves conseguirão tornar o espaço mais acolhedor. Caso seja pessoa que goste de mudar a decoração, a melhor opção será a de pintar com tons mais neutros mas não muito carregados.

Escritório

Sendo um escritório um espaço que deva estimular à concentração, aqui deve usar cores mais "sóbrias". Ou seja, aproveite as cores mais frias, visto que as cores quentes são estimulantes.


Use os tons verdes para uma sensação de frescura e relaxamento, assim como para ajudar a manter a concentração. Ainda tem como opção o roxo e/ou lavanda para estímulo à inspiração e à imaginação.

Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares