7 ERROS FREQUENTES COMETIDOS NA LIMPEZA DA CASA

A limpeza da casa é fulcral para o bem-estar, embora para muitos seja uma tarefa chata. No entanto há erros comuns que, quando corrigidos, tornam este trabalho muito menos moroso.



Há pequenos truques que o podem ajudar a dar a volta a grandes erros ao limpar a casa e os móveis. Hoje indicamos-lhe sete erros mais comuns do que imagina na hora da limpeza.

Borrifar a mobília


Parecendo que não, ao borrifar um produto diretamente no móvel, não só está a contribuir para estragar determinados móveis (especificamente aqueles feitos de aço inoxidável, madeira ou vidro), mas também forma uma camada que "protege" o pó já acumulado.



Para evitar este desgaste basta borrifar uma pequena quantidade do produto no pano ou esponja que utilizar na limpeza do móvel. 

Limpar "ao calhas" e "à pressa"


A pressa é inimiga da perfeição... e com razão! Se além de querer limpar rapidamente não tiver uma "rotina" de limpeza o seu trabalho vai-se revelar desastroso.



Por isso, nada como definir a sua própria rotina com tarefas semanais, quinzenais e mensais de modo a poupar tempo, trabalho e evitar as "pressas". Caso viva com um(a) parceiro(a), esta será uma boa oportunidade de dividir tarefas.

Usar sempre o mesmo pano ou o material errado na limpeza


Sente que o pano que usa na "não limpa tanto" como dantes? É sinal de que precisa de recorrer a um novo. Tenha sempre mais que um pano à mão e vá lavando e alternando entre eles.



Outra coisa que definitivamente desaconselhamos é o uso de um espanador. Este objeto apenas manda o pó para outro lado sem o agarrar. Um pano de microfibra será um substituto muito mais eficaz.

Não trocar o saco do aspirador


Muitos de nós temos a tendência a esquecermo-nos de algo tão simples como este detalhe. Se nota que há sujidade que permancece no chão, isso é sinal de que deve começar a definir uma altura para trocar o saco do seu aspirador.



Lavar as janelas num dia de sol


Curiosamente muitas pessoas escolhem os dias de sol para lavar as janelas. No entanto, ao fazer isso, está a fazer com que o limpa vidros seque mais depressa, o que resulta nas suas janelas ficarem cheias de manchas. 



Por isso temos dois conselhos em particular: primeiro, limpe as janelas em dias nublados ou no final do dia e segundo, use um pano de microfibra para controlar a secagem do limpa vidros.

Não limpar os aparelhos eletrónicos


Comandos de televisão, telefones, ou tablets, por exemplo, têm produtos próprios para a sua limpeza. Evite usar panos húmidos ou detergentes que usa noutros produtos: no menor dos casos pode estragar os aparelhos eletrónicos, no pior pode provocar um incêndio.


Usar muito desinfetante ou misturar produtos


Por fim, para bem da sua saúde cuidado com a quantidade de produtos químicos que usa na limpeza. Sejam em demasia ou em mistura, se exagerar, o ar da sua casa ficará carregado com vapores tóxicos.

Tenha muito cuidado com a forma como utiliza este género de produto!



Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares