O QUE TER EM CONTA NA HORA DE DECORAR UM QUARTO DE CRIANÇA

Independentemente da idade, o quarto é sempre para nós um sinónimo de "santuário". Para uma criança o quarto deve ser o reflexo dos seus sonhos, pelo que a decoração deve rimar com a sua personalidade.




Decorar o quarto de uma criança exige atenção ao detalhe. Para um adulto o quarto é um lugar de relaxamento. Para uma criança é um local para brincar, receber os amigos, estudar e sonhar.

A pensar nessa questão, reunimos para si alguns conselhos para o ajudar na hora de decorar o quarto dos mais pequenos.

ESCOLHA UM TEMA QUE DEFINA O QUARTO

A sua filha morre de amores pelas Princesas Disney? O seu "homenzinho" é louco pelos super-heróis da Marvel ou pelo CR7? Isto poderá ser o primeiro passo para lhe criar um quarto de sonho!



Não precisa de mobilar o quarto inteiro em torno disso. Há pequenos detalhes na decoração (ex: nos lençóis, acessórios, ou mesmo adesivos cores para a parede do quarto, etc.) que ajudarão a que o seu pequeno ou pequena se sintam verdadeiramente envolvidos num universo que adoram.



DÊ VIDA ÀS PAREDES DO QUARTO

Para as crianças as cores são sinónimo de dinâmica. Pode optar por pintar as paredes do quarto do seu filho com cores fortes como o azul, o verde, rosa ou laranja (nas tonalidades certas).



Há sempre a opção de explorar a dinâmica que os papéis de parede podem dar ao espaço dos mais novos. Uma opção que resulta é a de aplicar um papel de parede dinâmico em apenas uma parede do quarto.



A COR INTERESSA!

Ainda dentro da temática das cores: também os móveis devem reforçar um ambiente colorido. Caso o quarto da criança tenha uma cor básica (nomeadamente branca), certifique-se que o resto dos móveis e acessórios possuam cores diversas.



Use estampas leves de modo a não exagerar demasiado numa certa cor. As cores mais vivas poderão causar excitação e cansaço numa criança.



PLANEIE OS ACESSÓRIOS DO QUARTO




O quarto de uma criança deve ser um reflexo das suas fantasias. Arrisque em acessórios que não só sejam decorativos, mas também que permitam aos mais novos sentirem-se num verdadeiro espaço de brincadeiras.



Não se esqueça ainda de cestos, baús, armários, cómodas e prateleiras nos quais a criança pode arrumar os seus brinquedos, bem como aprender por ela mesma a organizar o seu quarto.

ORGANIZE A ILUMINAÇÃO




Luz é também um ponto fulcral! Certifique-se que coloca iluminação em diversos pontos-chave tais como em cima da mesa ou secretária, ou na mesinha de cabeceira.




CRIE UM CANTINHO PARA A LEITURA

O incentivo à leitura é importante desde a mais tenra idade. De modo a incentivas na criança o gosto pela leitura, poderá criar um cantinho dedicado a essa atividade.


Nesse espaço pode incluir pufs, cadeiras e uma mesinha, o que poderá ser útil na hora dos trabalhos de casa. Não se esqueça ainda dos gibis e livros ilustrados e terá um espaço no qual poderá ter uma "hora do conto" com os seus pequenos.



Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares