LIMPEZAS EM CASA: OS CUIDADOS ESSENCIAIS A TER

A limpeza da casa é tão importante como a sua decoração! Hoje apresentamos-lhe algumas notas a reter para cada divisão da casa, desde o quarto até à casa de banho.



São poucos aqueles que gostam de limpezas, contudo o seu bem estar na sua casa depende disso. De modo a facilitar-lhe a tarefa apresentamos uma checklist com alguns cuidados a ter com cada divisão.

Cuidados a ter com cada divisão da casa


Na Sala

Sendo a sala um local para convívio convém arejá-la sempre que possível. Vá limpando o pó que se acumula na mobília e aspire o chão com frequência especialmente nos tapetes. 



Na hora de limpar o essencial é começar de cima para baixo. Ou seja, primeiro limpe os móveis (com um pano de tecido macio seco ou ligeiramente húmido). Depois passe para o chão (varrendo ou aspirando), terminando com uma esfregona húmida.

Tente também manter a sala arrumada, removendo pequenas coisas como sapatos no chão, roupas no sofá ou brinquedos no chão. Limpar esta divisão de 15 em 15 dias é suficiente.


Na Cozinha

A cozinha é uma das divisões da casa que requer mais cuidados. Passe diariamente um pano húmido no chão e nos armários. Convém também evitar que as manchas de gordura sequem no fogão: limpe-as logo que possível com produtos próprios.


A louça suja deve ser a primeira coisa a "arrumar" na hora de limpar esta divisão a fundo. A seguir limpe a pia e o fogão para passar para o chão: primeiro passe um pano húmido, depois um pano seco.

Termine limpando o pó e a sujidade de sítios como as portas de armários e do frigorífico. Termine o seu foco nos azulejos, usando o produto mais adequado para cada tipo de superfície.

Na(s) Casa(s) de Banho

A segunda divisão que mais se suja além da cozinha é a casa de banho, especialmente se for um espaço usado por várias pessoas. Além de manter os armários devidamente organizados regularmente, para a sanita use uma mistura de vinagre branco com água nas loiças sanitárias, bem como um produto desinfectante.


Na limpeza da casa de banho não tem qualquer problema em usar panos húmidos, seja para a superfície da sanita, o lavatório, os armários e o chão respectivamente. Quando terminar, de modo a evitar escorregões, coloque um tapete levado no chão.


No(s) Quarto(s)

No quarto lembre-se: tenha sempre a cama feita e objetos como sapatos, roupas e carteiras devem estar guardados. Tenha também cuidado com cabelos e pó que se costumam acumular no chão.


Na limpeza desta divisão a lógica é a mesma que a da sala de estar: comece de cima para baixo, primeiro com os móveis depois passando para o chão com a esfregona húmida. Certifique-se de que areja e aspira o espaço diariamente (o mesmo é aplicável no caso de ser um quarto de criança).


Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares