DECORAÇÃO SIMPLES: CONHEÇA O ESTILO HYGGE

A Dinamarca, país conhecido frequentemente por ser o mais feliz do mundo, criou um conceito que tem tido influência não só em estilos de vida, mas também na decoração. Já ouviu falar em Hygge?



A nossa casa é suposto ser o nosso refúgio e para quem quiser transmitir isso ao seu lar o Hygge é um bom exemplo a seguir. Conheça um pouco mais sobre este modo de vida que tem tido influência até na decoração.

Hygge: o que significa?


Mais que um estilo de decoração, o Hygge é um estilo de vida. A principal palavra chave que define este conceito é "conforto", embora também seja alusivo a sossego e liberdade.



A ideia do Hygge é criar uma atmosfera mais acolhedora e intimista. Apesar de não ser um estilo de decoração, o conceito foi introduzido na decoração para ajudar a dar esse tipo de identidade aos ambientes.

Notas a reter para tornar a sua casa mais Hygge:



As cores neutras prevalecem


Cores neutras como branco ou tons pastel de cor clara prevalecem no Hygge. Claro que não convém deixar a decoração demasiado "sóbria", por isso, basta escolher uma cor mais vibrante e empregá-la de forma pontual e sem exageros.



Iluminação é essencial


No Hygge a ideia passa por aproveitar ao máximo os locais nos quais haja luz natural. Por isso pode aproveitar a luz de janelas amplas, usar cortinas fluídas e transparentes, bem como móveis e elementos de decoração com cores claras.



O uso de velas em particular é algo imprescindível. São sempre um elemento que traz sensações de intimidade e aconchego, além de que as velas perfumadas podem ser usadas para estimular certos sentidos.



Espaço tem que ter um toque natural


Para conseguir esse toque natural pode usar vários elementos alusivos a natureza. O uso de materiais naturais ajudam a dar uma simplicidade um tanto charmosa.


Pode usar plantas na decoração, assim como texturas de madeira. Também pode aproveitar e misturar outras como pedra, lã ou linho.


Tecidos pesados são muito usados


Pelo facto de a Dinamarca ser um país frio, é normal o uso de tecidos pesados nas mantas e nos tapetes. Tal não quer dizer que esse estilo não possa ser usado noutras estações do ano. Aliás, são os tecidos pesados que ajudam à sensação de conforto de uma casa.



Outra palavra-chave no Hygge: nostalgia!


Mantenha por perto alguns móveis de família de diferentes épocas. Não só ajudam à nostalgia de outros tempos mas também aumentam a sensação de acolhimento.


Guarde também alguns objetos que lhe tragam boas memórias. Quer sejam lembranças de uma viagem ou de um período passado da sua vida estes elementos vão ajudar ao bom ambiente.

Crie cantinhos para o café ou para picnics

Uma das filosofias do hygge é o incentivo ao convívio no conforto de uma casa. Caso tenha um grupo de amigos porque não criar um espaço dedicado a um café ou a um picnic?



No caso do picnic não precisa de ser num espaço exterior. Basta estender uma toalha numa parte espaçosa da casa, encher o espaço com almofadas e decorar o local com velas ou luzes de Natal. O resto passa por desfrutar da refeição e da companhia.



Esperamos que tenha gostado destas dicas!


Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt


Mensagens populares