Avançar para o conteúdo principal

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE SUA CASA

Na hora de dar um novo look à sua casa, além da mobília, existe também o fator das cores. Sabia que a cor que escolher tem influência no tipo de energia que o seu ambiente irá transmitir?



Quer tornar uma certa sala num espaço mais enérgico? Ou num local que lhe transmita paz e tranquilidade? Temos algumas indicações sobre o efeito das cores quando aplicadas às paredes ou móveis do seu lar.



Branco

Branco poderá parecer uma cor vulgar, mas não quer dizer que não tenha as suas vantagens. Considerada como a cor da paz, tranquilidade e pureza, como o amarelo, pode ser usada para iluminar um espaço.

Por ser uma cor neutra, o branco poderá causar desconforto nos ocupantes de uma casa se usada em excesso. Caso pinte as paredes de sua casa desta cor, certifique-se que os móveis que a acompanham possuam cores diversas.


Verde

A cor verde tem uma ligação forte a temas relacionados com a natureza, a esperança e a saúde e o bem-estar. Recomendamos que use esta cor caso se queira sentir rejuvenescido, mas cuidado com os tons mais escuros.


Azul

Azul é frequentemente caracterizado como a cor da tranquilidade. Os seus tons mais fortes dão aquele toque especial a um certo ambiente.

Neste caso tenha atenção ao tom de azul pelo qual optar. Caso queira um ambiente mais tranquilo e propício à meditação use azul claro na sua parede. Mas se quiser um ambiente que lhe transmita sensações de confiança, sucesso e poder, um tom mais escuro é a opção certa.


Rosa

Rosa, a cor do amor, ternura  e da beleza. É uma cor que tem sido bastante adotada não só para quartos de menina, mas também para quartos de casal.

Tem ainda a vantagem de ser uma cor que se adapta bem em qualquer ambiente da casa, apesar de ser uma cor amada por uns e odiada por outros. Se deseja transmitir uma sensação de delicadeza, ternura e conforto a uma sala ou quarto esta definitivamente é a sua cor.


Amarelo

A cor do otimismo tem um nome: amarelo! Trata-se de uma cor popular que enche um espaço de otimismo, calor, luz. Também ajuda a estimular a inteligência e a agilidade mental.

É particularmente animadora em ambientes mais escuros ou com pouca luminosidade. Vários especialistas recomendam o uso desta cor em espaços dedicados ao convívio de modo a estimular boas energias. Use um tom mais claro de modo a suavizar o ambiente.


Laranja

Também recomendada para espaços de convívio, o laranja é uma cor que muitos associam à cor da energia. Quando usado nas tonalidades certas promove a coragem, o intelecto e a comunicação.

Tenha cuidado com a forma como aplica esta cor, por ser uma cor quente. Quando aplicada em excesso, ou em tons muito fortes, o laranja poderá induzir a um ambiente sem regras e com propensão a promover discussões e brigas.

Roxo

Reconhecido frequentemente como sendo a cor da nobreza, o roxo poderá ser a cor certa para si, caso goste de elegância. É a cor a que muitos recorrem para decorar um espaço para ler ou relaxar.

Esta é outra cor com a qual convém ter algum cuidado. Quando usado em excesso o roxo poderá ficar muito vulgar. Além disso a cor também tem facetas negativas associadas à melancolia, saudade e tristeza.


Castanho

Como o verde, esta é uma cor associada à natureza. Poderá também aludir a conforto, calma e simplicidade.

É uma cor ideal para dar um ar mais natural a uma determinada parte da casa, ou para combinar com o branco. Cuidado é com o tom que utilizar caso aplique num ambiente com pouca claridade.


Vermelho


Esta é a cor com a qual mais deve ter cuidado na hora de aplicar na sua casa. O vermelho desperta vários estímulos tais como excitação, agitação, nervosismo e preocupações. É também uma cor conhecida por aumentar vários estímulos.

Apesar disso não deixa de ser uma cor que incentiva as áreas de relacionamentos afetivos, autoestima, sucesso, prosperidade e fama. Recomendamos que, caso use vermelho na sua casa, opte por usá-lo em quantidades reduzidas ou em pequenos detalhes.

Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt


Mensagens populares deste blogue

A POSIÇÃO CERTA DA SUA CAMA: FENG SHUI

Em casa, o nosso quarto é tido como o nosso retiro. Sentirmo-nos bem é o primeiro passo e o Feng Shui pode ajudar a escolher a posição certa da sua cama.

Antes de mais e explicando muito rápido, o Feng Shui é uma corrente espiritual chinesa que se baseia no nosso equilíbrio com os espaços. Falando em decoração foca-se no fluxo de energia positiva com o ambiente, seja na sala ou no quarto.
O sommier, a cabeceira e a estrutura da cama são importantes para o Feng Shui global do seu espaço, sendo que, segundo esta arte oriental, a posição da cama é fundamental para harmonizar e equilibrar o seu quarto. Para o ajudar a encontrar a posição certa da sua cama, deixamos algumas dicas que, prometemos, vão melhorar as suas noites e o seu bem-estar.

Dicas para alcançar o Feng Shui do seu espaço:

1 -SOMMIER COM ESPAÇO

É importante deixar o Chi circular! A cama ou sommier deve estar ligeiramente elevada do chão, para que o ar e o Chi circulem por baixo. Deve deixar o espaço fluir de ambos os lados, de fo…

5 COISAS QUE DEVE EVITAR TER NO SEU QUARTO

Às vezes menos é mais, até na decoração. Há objetos que estão a mais no seu quarto e podem estar a prejudicar a qualidade do seu sono. Saiba hoje cinco itens que não lhe fazem falta nesta divisão.

Quer o seu objetivo seja melhorar a qualidade do sono, ou a decoração do quarto é importante saber ter um espaço equilibrado. Apresentamos-lhe cinco objetos que simplesmente não deveriam estar no seu quarto. Veja ainda: 5 IDEIAS PRÁTICAS DE ARRUMAÇÃO PARA O SEU QUARTO 1) Demasiados móveis Quantas mais coisas, menor o espaço. Se nota que o seu quarto tem demasiados móveis ou objetos de decoração talvez seja hora de pensar sobre se precisa de mais espaço para deixar o quarto "respirar". Mude alguns dos objetos para outras divisões de modo a libertar mais espaço. Se algumas das coisas que tem são realmente necessárias para si, porque não ponderar comprar uma cama com espaço de arrumação? 2) Cores fortes Como já várias vezes referimos, as cores têm a sua influência nas divisões de sua…