Avançar para o conteúdo principal

OS CUIDADOS A TER PARA A SUA CAMA ESTAR SEMPRE IMPECÁVEL

A qualidade do seu repouso é essencial, pelo que a sua cama também precisa de estar sempre higienizada. Hoje vamos-lhe indicar alguns cuidados essenciais a ter com o seu leito.



O seu bem estar e saúde estão dependentes das condições da sua cama. Passamos a indicar-lhe alguns fatores a serem tidos em mente com os elementos que compõem este móvel fulcral na nossa casa (e quarto).

Colchão

Se não está a ponderar comprar um colchão novo tão cedo, então os cuidados a ter poderão variar. Há diversas opções no mercado pelo que deverá ter em conta as características daquele que tiver na sua cama.  
Contudo, entre os cuidados que não poderão faltar estão: virar o colchão duas a quatro vezes por ano, aspirá-lo uma vez por mês e não dispensar uma boa capa para proteção.

Almofadas

As almofadas são dos elementos da cama que mais resíduos podem acumular, nomeadamente pó, células mortas, gordura da pele e outros pequenos detritos. Estes elementos podem-se acumular por dentro e por fora, a propósito.
O ideal é que lave as suas almofadas de três em três meses. De seguida guarde as que lavou e substitua-as por outras novas, preferencialmente durante esse mesmo período de tempo.
Na maior parte dos casos, poderá lavar as almofadas na máquina de lavar. Caso queira manter a almofada higienizada, nada como a colocar a arejar durante um bocado e de a amaciar manualmente para o interior endurecer.

Lençóis

Os lençóis acumulam o mesmo tipo de sujidade que as almofadas, exceto que em maior quantidade. Pior: se não tiver cuidado poderá ter uma bactéria (staphylococcus aureus) que lhe poderá provocar pneumonia ou mesmo infeções urinárias.
Para higienizar regularmente os lençóis troque-os uma vez a cada sete dias. Alertamos que o faça com mais frequência no verão, especialmente se tiver tendência a suar durante a noite.

E com o quarto em geral?

É importante deixar sempre o quarto a arejar por um pouco de modo a evitar que o espaço se torne mais propício ao aparecimento de ácaros. Ah e a iluminação natural é sempre muito bem vinda.
No caso de sofrer de problemas respiratórios, ou de simplesmente querer manter o quarto limpo por mais tempo, algumas pequenas trocas na decoração poderão jogar a seu favor, especificamente:
  • Não colocar demasiados objetos decorativos no quarto (menos objetos, menos probabilidade de acumular pó);
  • Trocar as persianas pelas cortinas (as primeiras tendem a acumular mais pó);
  • Evitar tapetes, especialmente em época de calor;
  • Não usar humidificadores;
  • Não permitir que fumem dentro de sua casa.

Esperamos que tenha gostado destas dicas!
Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares deste blogue

A POSIÇÃO CERTA DA SUA CAMA: FENG SHUI

Em casa, o nosso quarto é tido como o nosso retiro. Sentirmo-nos bem é o primeiro passo e o Feng Shui pode ajudar a escolher a posição certa da sua cama.

Antes de mais e explicando muito rápido, o Feng Shui é uma corrente espiritual chinesa que se baseia no nosso equilíbrio com os espaços. Falando em decoração foca-se no fluxo de energia positiva com o ambiente, seja na sala ou no quarto.
O sommier, a cabeceira e a estrutura da cama são importantes para o Feng Shui global do seu espaço, sendo que, segundo esta arte oriental, a posição da cama é fundamental para harmonizar e equilibrar o seu quarto. Para o ajudar a encontrar a posição certa da sua cama, deixamos algumas dicas que, prometemos, vão melhorar as suas noites e o seu bem-estar.

Dicas para alcançar o Feng Shui do seu espaço:

1 -SOMMIER COM ESPAÇO

É importante deixar o Chi circular! A cama ou sommier deve estar ligeiramente elevada do chão, para que o ar e o Chi circulem por baixo. Deve deixar o espaço fluir de ambos os lados, de fo…

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE SUA CASA

Na hora de dar um novo look à sua casa, além da mobília, existe também o fator das cores. Sabia que a cor que escolher tem influência no tipo de energia que o seu ambiente irá transmitir?



Quer tornar uma certa sala num espaço mais enérgico? Ou num local que lhe transmita paz e tranquilidade? Temos algumas indicações sobre o efeito das cores quando aplicadas às paredes ou móveis do seu lar.


5 COISAS QUE DEVE EVITAR TER NO SEU QUARTO

Às vezes menos é mais, até na decoração. Há objetos que estão a mais no seu quarto e podem estar a prejudicar a qualidade do seu sono. Saiba hoje cinco itens que não lhe fazem falta nesta divisão.

Quer o seu objetivo seja melhorar a qualidade do sono, ou a decoração do quarto é importante saber ter um espaço equilibrado. Apresentamos-lhe cinco objetos que simplesmente não deveriam estar no seu quarto. Veja ainda: 5 IDEIAS PRÁTICAS DE ARRUMAÇÃO PARA O SEU QUARTO 1) Demasiados móveis Quantas mais coisas, menor o espaço. Se nota que o seu quarto tem demasiados móveis ou objetos de decoração talvez seja hora de pensar sobre se precisa de mais espaço para deixar o quarto "respirar". Mude alguns dos objetos para outras divisões de modo a libertar mais espaço. Se algumas das coisas que tem são realmente necessárias para si, porque não ponderar comprar uma cama com espaço de arrumação? 2) Cores fortes Como já várias vezes referimos, as cores têm a sua influência nas divisões de sua…