OS CUIDADOS A TER PARA A SUA CAMA ESTAR SEMPRE IMPECÁVEL

A qualidade do seu repouso é essencial, pelo que a sua cama também precisa de estar sempre higienizada. Hoje vamos-lhe indicar alguns cuidados essenciais a ter com o seu leito.



O seu bem estar e saúde estão dependentes das condições da sua cama. Passamos a indicar-lhe alguns fatores a serem tidos em mente com os elementos que compõem este móvel fulcral na nossa casa (e quarto).

Colchão

Se não está a ponderar comprar um colchão novo tão cedo, então os cuidados a ter poderão variar. Há diversas opções no mercado pelo que deverá ter em conta as características daquele que tiver na sua cama.  
Contudo, entre os cuidados que não poderão faltar estão: virar o colchão duas a quatro vezes por ano, aspirá-lo uma vez por mês e não dispensar uma boa capa para proteção.

Almofadas

As almofadas são dos elementos da cama que mais resíduos podem acumular, nomeadamente pó, células mortas, gordura da pele e outros pequenos detritos. Estes elementos podem-se acumular por dentro e por fora, a propósito.
O ideal é que lave as suas almofadas de três em três meses. De seguida guarde as que lavou e substitua-as por outras novas, preferencialmente durante esse mesmo período de tempo.
Na maior parte dos casos, poderá lavar as almofadas na máquina de lavar. Caso queira manter a almofada higienizada, nada como a colocar a arejar durante um bocado e de a amaciar manualmente para o interior endurecer.

Lençóis

Os lençóis acumulam o mesmo tipo de sujidade que as almofadas, exceto que em maior quantidade. Pior: se não tiver cuidado poderá ter uma bactéria (staphylococcus aureus) que lhe poderá provocar pneumonia ou mesmo infeções urinárias.
Para higienizar regularmente os lençóis troque-os uma vez a cada sete dias. Alertamos que o faça com mais frequência no verão, especialmente se tiver tendência a suar durante a noite.

E com o quarto em geral?

É importante deixar sempre o quarto a arejar por um pouco de modo a evitar que o espaço se torne mais propício ao aparecimento de ácaros. Ah e a iluminação natural é sempre muito bem vinda.
No caso de sofrer de problemas respiratórios, ou de simplesmente querer manter o quarto limpo por mais tempo, algumas pequenas trocas na decoração poderão jogar a seu favor, especificamente:
  • Não colocar demasiados objetos decorativos no quarto (menos objetos, menos probabilidade de acumular pó);
  • Trocar as persianas pelas cortinas (as primeiras tendem a acumular mais pó);
  • Evitar tapetes, especialmente em época de calor;
  • Não usar humidificadores;
  • Não permitir que fumem dentro de sua casa.

Esperamos que tenha gostado destas dicas!
Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares