Avançar para o conteúdo principal

SAIBA COMO DECORAR UM QUARTO DE MENINA CONFORME A IDADE

Há muitos "clichés" associados à decoração de um quarto de menina, frequente visto como um "quarto de princesa". Contudo, mais importante que criar um "mundo encantado" há que ponderar investir num quarto que seja funcional e confortável para a criança.... dependendo da idade!


Já estamos a imaginar o que possa estar a sonhar para o quarto da sua filha: bonecas, peluches, muito cor de rosa e lilás, produtos das Princesas Disney, etc. Mas mais importante que isso é o quarto demonstrar a personalidade da criança, bem como estar devidamente organizado.

Veja ainda: O QUE TER EM CONTA NA HORA DE DECORAR UM QUARTO DE CRIANÇA


E o fator de peso que lhe deve servir de orientação? A idade!

Planeie bem o espaço conforme a idade

A idade é um fator de peso para escolher as características mais relevantes do quarto da sua menina. Por exemplo, aos 3 anos de idade, convém que o espaço promova criatividade na criança, enquanto que tratando-se de uma menina de 8 anos aí já deve estar mais atento à personalidade e gostos da sua filha na hora de decorar.

Bébé

Aqui o leme na decoração é todo seu (e do seu cônjugue)! Não pode faltar berço e poltrona, assim como um espaço bem iluminado, tranquilo e sem muita "poluição visual" que incomode a bébé. Aposte nas cores claras em tons pastel, ou num rosa ou lilás suave.

3 - 5 anos

Aqui a criança já está num ambiente no qual tem que ter mais possibilidades, nomeadamente um espaço para brincar, bem como uma caminha própria (cama essa que deve estar encostada à parede por segurança). Ah, e é aqui que pode aproveitar para dar um toque especial ao quarto com um papel de parede numa parede.

5 - 7 anos

O espaço de brincadeiras continua a ser um ponto fulcral do quarto, mas agora é hora de acrescentar um cantinho para os estudos e leitura. Nesta idade começam a surgir alguns sinais de vaidade, por isso não ponha de parte um espaço para a menina guardar itens de limpeza, beleza ou de cuidados. pessoais.

Nunca deixe de promover na criança a capacidade de se organizar. Até porque, tendencialmente, as meninas costumam ter mais coisas nos seus quartos quando comparadas com os rapazes. Por isso é fulcral começar a acrescentar elementos que promovam a arrumação, como caixas, baús, ou até camas com arrumação.

8 - 12 anos

Aqui a personalidade da menina deve ser mais tida em conta. Quer goste de princesas ou de super-heroínas, a decoração do quarto deve bater certo com o seu carácter já mais formado. Ah e é sempre boa ideia começar a incluir fotos dela com os amigos nas prateleiras.

13 anos - para cima

Elas crescem tão depressa, não acha? Chegou a fase da puberdade, o que implica que o quarto reflita maior maturidade, sem abandonar completamente alguns elementos da infância.

Veja ainda: AS CORES IDEAIS PARA USAR EM CADA DIVISÃO DA CASA

Sabe o cantinho para os estudos ou para a leitura? Ou o espaço com penteadeira para a menina se cuidar? Esses elementos são para se manter, mas adapte-os à idade e gostos da jovem.

Aqui há mais espaço para uma decoração mais ousada, como abajures diferentes, jogos de quarto que saiba que ela goste, um tapete grande e felpudo, posters de filmes ou bandas de música, entre outros. Esta pode inclusive ser uma oportunidade de envolver a sua filha na definição do seu espaço!


Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares deste blogue

A POSIÇÃO CERTA DA SUA CAMA: FENG SHUI

Em casa, o nosso quarto é tido como o nosso retiro. Sentirmo-nos bem é o primeiro passo e o Feng Shui pode ajudar a escolher a posição certa da sua cama.

Antes de mais e explicando muito rápido, o Feng Shui é uma corrente espiritual chinesa que se baseia no nosso equilíbrio com os espaços. Falando em decoração foca-se no fluxo de energia positiva com o ambiente, seja na sala ou no quarto.
O sommier, a cabeceira e a estrutura da cama são importantes para o Feng Shui global do seu espaço, sendo que, segundo esta arte oriental, a posição da cama é fundamental para harmonizar e equilibrar o seu quarto. Para o ajudar a encontrar a posição certa da sua cama, deixamos algumas dicas que, prometemos, vão melhorar as suas noites e o seu bem-estar.

Dicas para alcançar o Feng Shui do seu espaço:

1 -SOMMIER COM ESPAÇO

É importante deixar o Chi circular! A cama ou sommier deve estar ligeiramente elevada do chão, para que o ar e o Chi circulem por baixo. Deve deixar o espaço fluir de ambos os lados, de fo…

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE SUA CASA

Na hora de dar um novo look à sua casa, além da mobília, existe também o fator das cores. Sabia que a cor que escolher tem influência no tipo de energia que o seu ambiente irá transmitir?



Quer tornar uma certa sala num espaço mais enérgico? Ou num local que lhe transmita paz e tranquilidade? Temos algumas indicações sobre o efeito das cores quando aplicadas às paredes ou móveis do seu lar.


5 COISAS QUE DEVE EVITAR TER NO SEU QUARTO

Às vezes menos é mais, até na decoração. Há objetos que estão a mais no seu quarto e podem estar a prejudicar a qualidade do seu sono. Saiba hoje cinco itens que não lhe fazem falta nesta divisão.

Quer o seu objetivo seja melhorar a qualidade do sono, ou a decoração do quarto é importante saber ter um espaço equilibrado. Apresentamos-lhe cinco objetos que simplesmente não deveriam estar no seu quarto. Veja ainda: 5 IDEIAS PRÁTICAS DE ARRUMAÇÃO PARA O SEU QUARTO 1) Demasiados móveis Quantas mais coisas, menor o espaço. Se nota que o seu quarto tem demasiados móveis ou objetos de decoração talvez seja hora de pensar sobre se precisa de mais espaço para deixar o quarto "respirar". Mude alguns dos objetos para outras divisões de modo a libertar mais espaço. Se algumas das coisas que tem são realmente necessárias para si, porque não ponderar comprar uma cama com espaço de arrumação? 2) Cores fortes Como já várias vezes referimos, as cores têm a sua influência nas divisões de sua…