SAIBA COMO DECORAR UM QUARTO DE MENINA CONFORME A IDADE

Há muitos "clichés" associados à decoração de um quarto de menina, frequente visto como um "quarto de princesa". Contudo, mais importante que criar um "mundo encantado" há que ponderar investir num quarto que seja funcional e confortável para a criança.... dependendo da idade!


Já estamos a imaginar o que possa estar a sonhar para o quarto da sua filha: bonecas, peluches, muito cor de rosa e lilás, produtos das Princesas Disney, etc. Mas mais importante que isso é o quarto demonstrar a personalidade da criança, bem como estar devidamente organizado.

Veja ainda: O QUE TER EM CONTA NA HORA DE DECORAR UM QUARTO DE CRIANÇA


E o fator de peso que lhe deve servir de orientação? A idade!

Planeie bem o espaço conforme a idade

A idade é um fator de peso para escolher as características mais relevantes do quarto da sua menina. Por exemplo, aos 3 anos de idade, convém que o espaço promova criatividade na criança, enquanto que tratando-se de uma menina de 8 anos aí já deve estar mais atento à personalidade e gostos da sua filha na hora de decorar.

Bébé

Aqui o leme na decoração é todo seu (e do seu cônjugue)! Não pode faltar berço e poltrona, assim como um espaço bem iluminado, tranquilo e sem muita "poluição visual" que incomode a bébé. Aposte nas cores claras em tons pastel, ou num rosa ou lilás suave.

3 - 5 anos

Aqui a criança já está num ambiente no qual tem que ter mais possibilidades, nomeadamente um espaço para brincar, bem como uma caminha própria (cama essa que deve estar encostada à parede por segurança). Ah, e é aqui que pode aproveitar para dar um toque especial ao quarto com um papel de parede numa parede.

5 - 7 anos

O espaço de brincadeiras continua a ser um ponto fulcral do quarto, mas agora é hora de acrescentar um cantinho para os estudos e leitura. Nesta idade começam a surgir alguns sinais de vaidade, por isso não ponha de parte um espaço para a menina guardar itens de limpeza, beleza ou de cuidados. pessoais.

Nunca deixe de promover na criança a capacidade de se organizar. Até porque, tendencialmente, as meninas costumam ter mais coisas nos seus quartos quando comparadas com os rapazes. Por isso é fulcral começar a acrescentar elementos que promovam a arrumação, como caixas, baús, ou até camas com arrumação.

8 - 12 anos

Aqui a personalidade da menina deve ser mais tida em conta. Quer goste de princesas ou de super-heroínas, a decoração do quarto deve bater certo com o seu carácter já mais formado. Ah e é sempre boa ideia começar a incluir fotos dela com os amigos nas prateleiras.

13 anos - para cima

Elas crescem tão depressa, não acha? Chegou a fase da puberdade, o que implica que o quarto reflita maior maturidade, sem abandonar completamente alguns elementos da infância.

Veja ainda: AS CORES IDEAIS PARA USAR EM CADA DIVISÃO DA CASA

Sabe o cantinho para os estudos ou para a leitura? Ou o espaço com penteadeira para a menina se cuidar? Esses elementos são para se manter, mas adapte-os à idade e gostos da jovem.

Aqui há mais espaço para uma decoração mais ousada, como abajures diferentes, jogos de quarto que saiba que ela goste, um tapete grande e felpudo, posters de filmes ou bandas de música, entre outros. Esta pode inclusive ser uma oportunidade de envolver a sua filha na definição do seu espaço!


Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares