CAPITONÊ VS BOTONÊ: QUAL A DIFERENÇA?

Estas são duas técnicas de confecção muito usadas nos estofados do século XIX, mas que ainda hoje são populares pelo seu estilo retro e elegância. Capitonê ou Botonê: qual delas prefere?




Tanto o Botonê, como o Capitonê, ambos clássicos, dão sempre aquele toque de elegância para o seu ambiente. As comparações entre os dois são inevitáveis devido às semelhanças nestes dois estilos de estofaria.


Ambas as técnicas adquiriram lugar de destaque na decoração, sendo utilizadas em centros comerciais, escritórios salas e quartos. Capitonê e Botonê costumam ser sinónimos de charme, glamour, luxo e sofisticação. Mas o que distingue um do outro?



Capitonê


Não haja dúvidas: o Capitonê é uma técnica mais rebuscada que o Botonê! Além de levar espuma, a peça costuma ser revestida ou em tecido ou em couro.


Para criar o efeito o colchão é dividido por pontos, usando cordões ou fios, a partir dos quais se formam dobras e formas geométricas (nomeadamente triângulos, quadrados e/ou losangos) de acordo com a distância entre os cordões. Essas formas ficam nítidas com dobras ou franzidos sobre o revestimento, o que cria a sensação de que o tecido está a ser puxado devido ao afundamento do botão cosido dentro da falha.

Botonê


O Botonê usa uma técnica mais simples, embora tenha "emprestado" alguma inspiração do Capitonê. Neste caso os botões são só fixos sobre o revestimento. Às vezes mal existe afundamento, visto que esta é uma técnica mais superficial e e muitos casos não costuma ser aplicada em toda peça.

E ainda existe o Matelassê!

Pois é, existe uma terceira técnica que também tem a sua popularidade. Mas ao contrário do Capitonê e do Botonê esta é uma técnica de confecção, não de estofaria.

Mais usada na criação de colchas, edredons e até em peças de vestuário, esta técnica é como uma "sanduíche" de tecido que leva uma camada grossa no centro de cada quadrado (pode ser enchimento, lã ou manta acrílica).


Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares