Avançar para o conteúdo principal

CAPITONÊ VS BOTONÊ: QUAL A DIFERENÇA?

Estas são duas técnicas de confecção muito usadas nos estofados do século XIX, mas que ainda hoje são populares pelo seu estilo retro e elegância. Capitonê ou Botonê: qual delas prefere?




Tanto o Botonê, como o Capitonê, ambos clássicos, dão sempre aquele toque de elegância para o seu ambiente. As comparações entre os dois são inevitáveis devido às semelhanças nestes dois estilos de estofaria.


Ambas as técnicas adquiriram lugar de destaque na decoração, sendo utilizadas em centros comerciais, escritórios salas e quartos. Capitonê e Botonê costumam ser sinónimos de charme, glamour, luxo e sofisticação. Mas o que distingue um do outro?



Capitonê


Não haja dúvidas: o Capitonê é uma técnica mais rebuscada que o Botonê! Além de levar espuma, a peça costuma ser revestida ou em tecido ou em couro.


Para criar o efeito o colchão é dividido por pontos, usando cordões ou fios, a partir dos quais se formam dobras e formas geométricas (nomeadamente triângulos, quadrados e/ou losangos) de acordo com a distância entre os cordões. Essas formas ficam nítidas com dobras ou franzidos sobre o revestimento, o que cria a sensação de que o tecido está a ser puxado devido ao afundamento do botão cosido dentro da falha.

Botonê


O Botonê usa uma técnica mais simples, embora tenha "emprestado" alguma inspiração do Capitonê. Neste caso os botões são só fixos sobre o revestimento. Às vezes mal existe afundamento, visto que esta é uma técnica mais superficial e e muitos casos não costuma ser aplicada em toda peça.

E ainda existe o Matelassê!

Pois é, existe uma terceira técnica que também tem a sua popularidade. Mas ao contrário do Capitonê e do Botonê esta é uma técnica de confecção, não de estofaria.

Mais usada na criação de colchas, edredons e até em peças de vestuário, esta técnica é como uma "sanduíche" de tecido que leva uma camada grossa no centro de cada quadrado (pode ser enchimento, lã ou manta acrílica).


Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares deste blogue

A POSIÇÃO CERTA DA SUA CAMA: FENG SHUI

Em casa, o nosso quarto é tido como o nosso retiro. Sentirmo-nos bem é o primeiro passo e o Feng Shui pode ajudar a escolher a posição certa da sua cama.

Antes de mais e explicando muito rápido, o Feng Shui é uma corrente espiritual chinesa que se baseia no nosso equilíbrio com os espaços. Falando em decoração foca-se no fluxo de energia positiva com o ambiente, seja na sala ou no quarto.
O sommier, a cabeceira e a estrutura da cama são importantes para o Feng Shui global do seu espaço, sendo que, segundo esta arte oriental, a posição da cama é fundamental para harmonizar e equilibrar o seu quarto. Para o ajudar a encontrar a posição certa da sua cama, deixamos algumas dicas que, prometemos, vão melhorar as suas noites e o seu bem-estar.

Dicas para alcançar o Feng Shui do seu espaço:

1 -SOMMIER COM ESPAÇO

É importante deixar o Chi circular! A cama ou sommier deve estar ligeiramente elevada do chão, para que o ar e o Chi circulem por baixo. Deve deixar o espaço fluir de ambos os lados, de fo…

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE SUA CASA

Na hora de dar um novo look à sua casa, além da mobília, existe também o fator das cores. Sabia que a cor que escolher tem influência no tipo de energia que o seu ambiente irá transmitir?



Quer tornar uma certa sala num espaço mais enérgico? Ou num local que lhe transmita paz e tranquilidade? Temos algumas indicações sobre o efeito das cores quando aplicadas às paredes ou móveis do seu lar.


5 COISAS QUE DEVE EVITAR TER NO SEU QUARTO

Às vezes menos é mais, até na decoração. Há objetos que estão a mais no seu quarto e podem estar a prejudicar a qualidade do seu sono. Saiba hoje cinco itens que não lhe fazem falta nesta divisão.

Quer o seu objetivo seja melhorar a qualidade do sono, ou a decoração do quarto é importante saber ter um espaço equilibrado. Apresentamos-lhe cinco objetos que simplesmente não deveriam estar no seu quarto. Veja ainda: 5 IDEIAS PRÁTICAS DE ARRUMAÇÃO PARA O SEU QUARTO 1) Demasiados móveis Quantas mais coisas, menor o espaço. Se nota que o seu quarto tem demasiados móveis ou objetos de decoração talvez seja hora de pensar sobre se precisa de mais espaço para deixar o quarto "respirar". Mude alguns dos objetos para outras divisões de modo a libertar mais espaço. Se algumas das coisas que tem são realmente necessárias para si, porque não ponderar comprar uma cama com espaço de arrumação? 2) Cores fortes Como já várias vezes referimos, as cores têm a sua influência nas divisões de sua…