Avançar para o conteúdo principal

5 DICAS ÚTEIS QUE O AJUDARÃO A CONSERVAR OS MÓVEIS

Na hora de escolher a mobília de sua casa é importante ter em conta, não só a qualidade do produto, mas também a sua conservação. Temos alguns conselhos que o poderão ajudar a conservar os seus móveis por mais tempo.



Há fatores que devem ser tidos em conta a partir do momento em que instala mobília nova na sua casa. A localização do móvel, a temperatura do ambiente, o uso dado à peça em causa, são alguns fatores que poderão ajudar a um desgaste mais rápido.

Como tal, temos algumas indicações que o ajudarão a zelar pela "saúde" da sua mobília.

CINCO DICAS PARA CONSERVAR OS SEUS MÓVEIS


CUIDADO COM O SOL E COM A HUMIDADE 


Evite deixar os seus móveis em posições nas quais estejam sujeitos ao sol por longos períodos de tempo. A exposição a um ambiente muito quente poderá gerar alterações no móvel, tais como descolamentos, aberturas, descamações na pintura e desbotamento. As cortinas ou as persianas poderão ser suas aliadas para proteger a mobília.


Recomendamos também cuidado com ambientes húmidos porque mofo e bolor são duas outras ameaças que poderão arrasar a resistência dos seus móveis. Humidade combinada com calor equivale a uma ameaça redobrada, pelo que deve evitar ao máximo deixar os seus móveis húmidos após a limpeza.

Use ainda calços de feltro nos pés dos móveis e verifique sempre se há algum desnível no móvel em causa.

NÃO ENCOSTE OS MÓVEIS DEMASIADO À PAREDE

Um fator que poderá ajudar a prevenir a questão da humidade passa pelo quão encostados estão os seus móveis à parede. Se deixar pouco espaço, problemas como mofo, odores e pragas poderão aparecer.


Se deixar um espaço de 7 cm entre ambos, estará a deixar mais espaço para o ar circular. Desta forma, o seu móvel irá manter-se fresco.

EVITE PRODUTOS QUÍMICOS NA LIMPEZA 

Ainda sobre a questão da humidade, salientamos que é importante higienizar regularmente a sua mobília, contudo, evite o uso de produtos químicos. Falamos de produtos que levem aguarrás, álcool, amoníaco, solventes variados e tíner, que poderão deixar manchas irreversíveis nos móveis.


Para limpar de forma mais simples e preventiva, basta retirar o pó com um pano macio (seco ou ligeiramente húmido) ou espanador. Se cair algum líquido em cima do móvel limpe-o rapidamente da mesma forma.

VÁ REAPERTANDO OS PARAFUSOS DE VEZ EM QUANDO 



Se começar a notar menos firmeza nos seus móveis, uma das soluções poderá passar por desapertar e reapertar os parafusos. Quando puder experimente fazê-lo nos parafusos, pés e dobradiças do móvel.

TOME CUIDADOS CONFORME O TIPO DE MÓVEL 


Há móveis de diversos feitios: madeira, melamina, metacrilato, entre outros. Diferentes móveis implicam diferentes cuidados na limpeza.


Móveis de madeira, por exemplo, podem ser limpos com uma solução de água com sabão neutro. Um polimento semanal será também o ideal, contudo, escolha uma boa marca que não contenha nem álcool nem silicone. Recomendamos ainda o uso de óleos e ceras devem apenas de três a quatro vezes por ano.


Se o seu móvel for de melamina, um pano fino e húmido basta para a limpeza. Já se forem de mármore, um pano e uma escova macia serão suficientes. No caso de metacrilato, pode usar sabões ou detergentes neutros. Caso tenha um móvel de metal use uma escova de arame dura para remover o pó e a ferrugem (no caso de ter um espaço húmido ou morar à beira mar).


Esperamos que tenha gostado destas dicas! 

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares deste blogue

A POSIÇÃO CERTA DA SUA CAMA: FENG SHUI

Em casa, o nosso quarto é tido como o nosso retiro. Sentirmo-nos bem é o primeiro passo e o Feng Shui pode ajudar a escolher a posição certa da sua cama.

Antes de mais e explicando muito rápido, o Feng Shui é uma corrente espiritual chinesa que se baseia no nosso equilíbrio com os espaços. Falando em decoração foca-se no fluxo de energia positiva com o ambiente, seja na sala ou no quarto.
O sommier, a cabeceira e a estrutura da cama são importantes para o Feng Shui global do seu espaço, sendo que, segundo esta arte oriental, a posição da cama é fundamental para harmonizar e equilibrar o seu quarto. Para o ajudar a encontrar a posição certa da sua cama, deixamos algumas dicas que, prometemos, vão melhorar as suas noites e o seu bem-estar.

Dicas para alcançar o Feng Shui do seu espaço:

1 -SOMMIER COM ESPAÇO

É importante deixar o Chi circular! A cama ou sommier deve estar ligeiramente elevada do chão, para que o ar e o Chi circulem por baixo. Deve deixar o espaço fluir de ambos os lados, de fo…

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE SUA CASA

Na hora de dar um novo look à sua casa, além da mobília, existe também o fator das cores. Sabia que a cor que escolher tem influência no tipo de energia que o seu ambiente irá transmitir?



Quer tornar uma certa sala num espaço mais enérgico? Ou num local que lhe transmita paz e tranquilidade? Temos algumas indicações sobre o efeito das cores quando aplicadas às paredes ou móveis do seu lar.


5 COISAS QUE DEVE EVITAR TER NO SEU QUARTO

Às vezes menos é mais, até na decoração. Há objetos que estão a mais no seu quarto e podem estar a prejudicar a qualidade do seu sono. Saiba hoje cinco itens que não lhe fazem falta nesta divisão.

Quer o seu objetivo seja melhorar a qualidade do sono, ou a decoração do quarto é importante saber ter um espaço equilibrado. Apresentamos-lhe cinco objetos que simplesmente não deveriam estar no seu quarto. Veja ainda: 5 IDEIAS PRÁTICAS DE ARRUMAÇÃO PARA O SEU QUARTO 1) Demasiados móveis Quantas mais coisas, menor o espaço. Se nota que o seu quarto tem demasiados móveis ou objetos de decoração talvez seja hora de pensar sobre se precisa de mais espaço para deixar o quarto "respirar". Mude alguns dos objetos para outras divisões de modo a libertar mais espaço. Se algumas das coisas que tem são realmente necessárias para si, porque não ponderar comprar uma cama com espaço de arrumação? 2) Cores fortes Como já várias vezes referimos, as cores têm a sua influência nas divisões de sua…