WABI-SABI: SAIBA MAIS SOBRE ESTE ESTILO DE DECORAÇÃO JAPONESA

Após termos falado em Hygge e Lagom, chega agora a ver do estilo de decoração Wabi-Sabi. Fiquem a conhecer este estilo de vida e decoração japonês que teve a sua popularidade em 2018.


Explicando melhor o conceito: o wabi-sabi é, em essência, um estado de espírito que procura encontrar beleza na imperfeição. Trata-se de uma junção da simplicidade (wabi) com a beleza da idade (sabi). Wabi-Sabi é ainda considerado "a arte da imperfeição".

Vejam ainda: LAGOM: SAIBA MAIS SOBRE ESTE ESTILO DE DECORAÇÃO

Hoje vamos falar-vos de algumas noções que podem reter caso escolham decorar com base no Wabi-Sabi. Na verdade, o segredo passa até por simplificar a decoração.

A arrumação é uma palavra-chave neste estilo

O Wabi-Sabi foca-se na ideia de se livrar daquilo que não é necessário. Na decoração isso também não é exceção. Ao livrarem-se de elementos que estão a mais, estarão a dar destaque aos objetos que realmente merecem.


Alguns elementos que podem acrescentar à casa para ajudar nesse aspeto podem ser, por exemplo, um baú, ou uma cama com espaço extra para a arrumação.


Decorem o quarto com mobiliário rústico

Aqui rústico alude a um estilo mais clássico, mas elegante. O que importa é que os elementos que compuserem o seu quarto sejam delicadamente seleccionados de modo a que o resultado seja simples, mas eficaz.


No que toca a camas feitas com madeiras, um Sommier OSB, por exemplo, poderá ajudá-lo a obter esse efeito. Um piso de madeira, assim como uma parede de tijolos também ajudam-vos a obter um estilo clássico e elegante.


A beleza na imperfeição e simplicidade

Uma das principais ideias desta filosofia é a da aceitação da imperfeição como forma de largar a necessidade de reproduzir escolhas mais "vaidosas". Ou seja, uma aceitação de um ambiente mais simples em vez de procurar mais sofisticação na decoração.


Mais uma vez, o minimalismo veio para ficar, apesar de em wabi-sabi possam decorar com objetos de caráter robusto e irregular.


As cores querem-se modestas

Caso optem por decorar com este estilo esqueçam aquela mobília mais sofisticada ou elementos de decoração mais refinados. Aqui predominam as cores de madeira ou branco, bem como os tons mais inspirados pela natureza.

Suavizem as luzes

Em ambientes com este estilo de decoração, as luzes querem-se suaves. À semelhança do Hygge, também no Wabi-Sabi deve-se valorizar a entrada de luz natural ao ambiente. Também o uso de velas é recomendado para dar um toque acolhedor à divisão.

Esperamos que tenha gostado destas dicas!

Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt

Mensagens populares